O Grande Desafio do Monte Carmelo
Durante Este Período de Campanha do “Grande Desafio do Monte Carmelo”, nós da I.T.M.F queremos frisar bem para todos vocês que o Grande motivo que levou Elias a ser um grande vencedor no Monte Carmelo foi acima de tudo, a qualidade do sacrifício apresentado por ele a Deus, porque veja bem prezado (a) amigo (a): Embora os profetas de baal também Tivessem feito o mesmo sacrifício, não houve ali nenhuma resposta, por quê ?
Porque eles estavam fazendo um sacrifício de tolo, um sacrifício errado a um deus que nem eles mesmos conheciam e também é claro baal não é deus. É por isso que nós podemos dizer que eles não manifestaram uma fé inteligente, observem bem, tinha sacrifício, porém para um deus errado, é justamente por isso que não houve resposta. Assim tem acontecido a muitos que não tem depositado em Deus a sua inteira fé e confiança.
O voto de Elias
Estamos falando de um voto inteligente e bem empregado em Deus, você pode reparar que desde o início não houve – se tantas orações, porque a sua atitude de fé compensou, onde ele nos prova e nos mostra que a verdadeira fé inteligente aliada à fé sacrificial nos leva a ter um contato íntimo com Deus, fazendo com que as mãos do Senhor estejam sempre estendidas para todos aqueles que se submetem inteiramente a ele.
Elias sabia que se ele oferecesse ao seu Deus o seu melhor e o seu melhor representassem toda a sua vida no altar sagrado, ele tinha a convicção que o seu Deus também faria tudo por ele, até mesmo mover céus e terra a seu favor para fazer dele um verdadeiro vencedor. Ele almejava muito a resposta de Deus, pois não agüentava mais aquela situação que o povo estava vivendo, a missão que estava em seus ombros era muito difícil, humanamente falando diante daquele problema que ele estava enfrentando era impossível, só uma fé acima da normal, da compreensão humana é que poderia dar a resposta que estava esperando, era tudo ou nada, porém a sua fé prevaleceu sendo mais eficaz do que a fé dos seus companheiros (os sete mil profetas que estavam escondidos na caverna). Nenhum deles provou a verdadeira vitória, muito menos viram a grandeza de Deus,pois ouvir falar de Deus ou ter simplesmente informações não basta para ser reconhecido por Ele, nesse caso é obrigatório ter algo a mais, uma fé teórica não lhe garantirá êxito na sua jornada, porque o que Deus quer saber é se você está pronto para apresentar no altar dele o mesmo sacrifício de qualidade que Elias apresentou para ele, se você tem essa fé então tome posse a partir de agora da sua benção em o nome do Senhor Jesus, e que Deus vos abençoe abundantemente!!!!
AMÉM!!!
_________________________________________________________________________
A santidade e a riqueza
Uma não pode viver sem a outra, as duas tem que andarem juntas como duas irmãs gêmeas, uma depende da outra. Para que haja santidade tem que existir oferta e para se dar oferta tem que existir uma verdadeira entrega, um verdadeiro coração a oferta tem que vir da alma. Fazendo assim a prosperidade vem, pois ela é o fruto da comunhão e entrega da pessoa para com Deus.
Desejar riqueza sem comunhão ou santidade com Deus é um suicídio espiritual não vai acontecer nada, ficará sempre sonhando com coisas grandes, porém vivendo de migalhas. Porque o esfriamento espiritual sempre provocou o afastamento de Deus com o seu povo, não existindo santidade não pode ter oferta, porque o pecado não pode agradar a Deus e a oferta é o símbolo da união de Deus com o Seu povo. Quando o povo estava fraco na fé, ou longe de Deus, a primeira coisa que ele fazia era fraquejar com os seus compromissos espirituais, especialmente no que diz respeito aos dízimos e as ofertas, em conseqüência disso à igreja passa por necessidades, O movimento financeiro de uma igreja reflete o grau espiritual dos membros, se o povo está bem com Deus existe santidade, existe temor, então tem que existir prosperidade. Se for o inverso, a igreja vai passar por dificuldades, porém o povo vai passar por penúrias e dificuldades, até correndo o risco de ver nas suas vidas o aumento da pobreza e da miséria. Assim aconteceu no passado e está acontecendo hoje também.Para se ter idéia melhor sobre a santidade da oferta, é preciso entender que ela não pode ser oferecida por qualquer pessoa. Nem todos têm o direito de oferecer oferta, já que elas (as ofertas) são instrumentos de comunhão com Deus. Se a sua condição é pecaminosa então a sua oferta não é aceita diante de Deus. Mt.5; 23Muitas pessoas pensam que dar ofertas na igreja é um favor que elas prestam ao pastor ou a igreja, na verdade isso demonstra uma grande falta de conhecimento da palavra de Deus. Porque o ato de ofertar é uma grande benção para o ofertante. A palavra oferta no hebraico significa: aproximar- se!!!
Quanto mais você oferta mais próximo de Deus você fica e mais abençoado você fica em todos os sentidos.
Quanto mais você oferta mais o evangelho se propaga divulgando o reino de Deus no mundo alcançando almas.É por esse motivo que a oferta aproxima o ofertante de Deus, a oferta não pode ser defeituosa, não pode ser dada de qualquer maneira, tem que haver temor e amor no coração do ofertante, quando for apresentada no altar Gn. 4: 3,4,5. Quando isto é levado a sério certamente a pessoa é abençoada por Deus, porque é impossível não haver retorno espiritual ou financeiro, quando a sua oferta esta de acordo com a vontade de Deus.
_________________________________________________________________
A santidade e a riqueza parte ll
|
Creio que os cristãos em sua maioria estão vivendo uma vida nos limites da pobreza e miséria, porque as suas ofertas tem revelado a falta de amor, temor e respeito para com Deus. Quando se fala de dízimos e ofertas as pessoas sempre relacionam isso como dinheiro, ou que os pastores querem extorqui-las, engana-las ou roubar o que é seu. Só que elas não sabem, é que Deus não vê dessa maneira, Ele não vê como dinheiro e sim como honra e glória ou fidelidade e amor. Quando a pessoa oferece a Deus uma oferta de valor, essa oferta é recebida por Deus como incenso suave e agradável como o melhor perfume com o seu excelente aroma. A oferta é a janela do coração, é com ela que Deus sabe quem é quem, se o ofertante o ama ou não, porque ela (oferta) revela o mais profundo do coração do doador.
A verdadeira oferta é representada pelo Senhor Jesus, Ele foi e continua sendo a melhor oferta de Deus para o homem. Quando a pessoa que quer ter um encontro com Deus, ela tem que entender que Deus, por ele ter dado o seu de melhor para nós, Ele também exige o nosso melhor em tudo.
No livro de Malaquias, 1 ; 06: 14, Diz que a falta de temor na apresentação das ofertas a Deus tem sido o grande pecado escondidos de muita gente que se dizem cristãos! Essa é uma das grandes causas, pela qual a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo está experimentando o fracasso em muitos lugares! Há falta de sinceridade e pureza na vida das pessoas, e isso se reflete nas ofertas que tem sido oferecida a Deus.
O tempo todo Deus está lhe provando, não com doenças ou coisas de maldições, e sim no seu coração. Essa vida é como uma escola e a sala de aula é a igreja, você será aprovado ou reprovado só depende de você. Repare bem em uma reunião de fé: as orações, as canções e as pregações, representam Deus se comunicando com você, onde ali está tendo uma harmonia ou união entre o Senhor e o servo ou o Criador e a criatura, porém o momento da oferta é o momento do homem, ou do servo ou, da criatura se revelar para o seu Senhor, onde Deus está olhando para ver quem realmente o ama de verdade, é nesse momento que muitos são reprovados e poucos aprovados. Eu quero que você saiba que a oferta se divide em cinco (5) categorias algumas com um menor grau de importância por causa do seu grau de sacrifícios e outras de maiores importância que leva a pessoa uma verdadeira santificação. Vamos começar da menor para a maior:
Madeira - É um dos materiais necessários para a edificação do altar (Ag. 01; 08), representa a oração sincera o desejo profundo de mudanças ou arrependimento. Nesse estágio a pessoa exercita a fé e o começo da obediência, tentando fugir do pecado e buscando a ser fiel nos dízimos e ofertas, porém tudo em pequenas proporções, porque ainda não se entregou por inteiro. Porém como está plantando pouco, também colherá pouco. Obs. Infelizmente muitos ficam nessa situação durante muito tempo ou para o resto de suas vidas. Grau de sacrifício mínimo (membros de banco)
Ferro - É o material mais resistente do que o anterior, porém de pouca duração, porque se enferruja muito rápido. Representa aquela pessoa que o seu coração deseja realizar algo mais para Deus, então ela doa para Deus uma parte pequena do seu tempo, para evangelizar, limpar a igreja e participar de algumas atividades. Porém não pode fazer mais, porque estão presas ás necessidades da vida e dos seus sonhos particulares. Tem um pouco mais de visão, do que tinha antes, porém ainda é limitado e por ser limitado as suas bênçãos também será limitada. Por não ter um compromisso maior o grau de sacrifício fica prejudicado.
Bronze – Esse material é muito parecido com o ouro, quando ele está bem polido tem um grande brilho, porém o seu brilho dura pouco, logo esse material escurece tomado pela poeira, por não ser um mineral nobre. Representa aquela pessoa que teve um pouco de intimidade com Deus, conheceu mais profundamente o seu amor, recebendo uma pequena porção do seu espírito. No calor dessa comunhão ela se oferece a se dedicar inteiramente a Deus, desejando lhe servir e fazer a sua vontade, porém como todos os servos, sempre só se faz àquilo que lhe é mandado, nunca ousa fazer mais, porque também continuam presas as necessidades da vida e dos seus sonhos particulares, o seu grau de sacrifício é um pouco maior dos demais, porém ainda não chegou a excelência.
Prata – Na escala de minério nobre a prata está em 2º lugar, porém, ainda não é o desejável para Deus. Representa a pessoa que tem um grande conhecimento de Deus, sempre que oferta e dizima dá o melhor, o seu trabalho para Deus, quase chega perto da perfeição, porém o seu coração está preso em algo ou alguém. Por esse motivo,essa pessoa nunca consegue agradar o coração de Deus. (ver. Mancebo de qualidade). Essa oferta dá ao doador a ilusão da perfeição, porém diante de Deus, sempre vai lhe faltar algo. O pagamento desses, é só dinheiro (Mt.26;15). Por isso morrem na beira da praia.
Ouro – Esse metal nobre, se compara a oferta perfeita, porque para se extrair um ouro puro, esse ouro tem que ser passado pelo fogo em altas temperaturas, para se retirar as impurezas, tornando-o valioso e perfeito. Esse metal representa a pessoa que entregou tudo: dinheiro, família, vida, sonhos pessoais, tudo para Deus, ele não é dono de mais nada e nada lhe pertence, tudo pertence a Deus. Poucos conseguem chegar a esse entendimento e a essa qualidade de entrega. Ex. Abraão ao sacrificar para Deus o seu filho, a vida de José ao ser vendido por seus irmãos, e o sacrifício do Senhor Jesus, renunciando tudo por amor e obediência ao pai.
__________________________________________________________________
A ordem para reconstrução do templo aconteceu 46 anos depois da sua conquista e destruição, levou 20 anos para ser reconstruído. A reconstrução do templo foi muito difícil, pois a dificuldade tanto financeira, quanto perseguições daqueles que não queriam o povo de Israel de volta era muito grande, 16 anos depois da obra iniciada, o povo desanimado e olhando para as suas casas destruídas, paralisam a obra do templo, para edificar suas casas, e a obra do templo ficou parada durante 4anos. Diante deste quadro, Deus envia os profetas, Ageu e Zacarias para advertir o povo a retornar as obras, porque Ele tinha pressa do templo ser reconstruído, pois os seus projetos não poderiam esperar. Porque após o termino dos 70 anos de cativeiro, o povo começaria a retornar para suas terras, conforme as promessas de Deus, para aguardar o nascimento do messias. (Jr. 25. 1; 14).
O mesmo que aconteceu no passado, quando o povo abandonou os planos de Deus, para realizar os seus desejos, e com isso sofreu com misérias e necessidades, a mesma coisa acontece nos dias de hoje, Deus tem o projeto de salvação para a humanidade, quando a pessoa entende que ela foi chamada para fazer parte desse projeto, e se lançar de cabeça para fazer esse projeto se cumprir, então Deus vai investir todo o seu poder para que ela seja bem sucedida em tudo o que fizer, porque Deus tem os seus planos, Ele tem pressa de cumpri-los e também cumprir as suas palavras. As suas promessas vão se cumprir custe o que custar e se a pessoa que foi chamada, não entender os projetos de Deus, e ficar só olhando para as suas necessidades, Deus chamará outra pessoa para ser abençoada em seu lugar.
Quem tem fé para semear, colherá cem vezes mais, porém quem tem medo de semear não poder colher nada !!!!